quarta-feira, março 28, 2007

E-mail

É para se tremer hoje em dia qüando alguém pergunta se a gente fala algo mais além do português, se bem que mal e parcamente, como sói acontecer.
Eruditamente falando, no ano que a Transuno completa 21 anos, ou a maioridade, a gente sabe que falar mais que uma língüa é essencial.
Mas qüal língüa?
Comercialmente falando, sempre achei a melhor língüa, a qüalidade. Por isso escrevo assim, respeitando os tremas que dão qüalidade ao nosso pensamento, quando destaca o que talvez se devesse omitir, e tirar a qüalidade da "calidade" de cálida, parada, insôssa...
Gosto de parecer assim confuso para destacar que não tenho a qüalidade de sucinto, mas aconselho todos a não serem prolixos:
- Lancei o Blogue da Transuno e mandei convite a todos a participar.

Brinquei com o texto acima para chamar bem a atenção para que, com uma retomada de nossos processos da qüalidade internos, podemos expandir nossos exercícios e treinamentos com a utilização de linguagens modernas e universais, dentre as qüais o Blogue.

Mas nem me digam que não sabem o que é!

Além do inglês, espanhol, francês, alemão... o internetês se tornou uma linguagem que quem não dominar, não sobreviverá no mundo.
Imagine-se daqui a alguns dias você tendo o pedágio debitado pela sua passagem por determinados pontos... inclusive no centro das cidades que aplicarem rodízio de carros!

Dentro do internetês, o que a eletrônica permitiu à rastreabilidade, significa que as pessoas terão acesso à rastreabilidade via computador, de tal modo, que mover e acompanhar o movimento de cargas passará apenas por um mero gráfico nos painéis de produção das indústrias, ou na planilha da tela do comerciante.

Conhecer os sistemas que usam isso demanda a pesquisa de termos e concepções específicos aos qüais os blogues se prestam muito bem, por explorarem aspectos áudio-visuais.

Lidar com planilhas, montar gráficos úteis e utilizáveis, avaliar tendências e determinar pontos de verificação e manutenção de qüalidade dos estágios de transformação ou serviços são rotinas desenvolvidas nos mais diversos tipos de produção ou de desenvolvimento de qualquer projeto de produto e serviço. Aferir os resultados desses projetos ou produtos, dentro do aspecto "transportabilidade" (termo onde eu englobo a habilidade de transportar no ato de ser transportado efetivamente), requer uso de diversas linguagens de comunicação que se enquadram no termo específico de "padronizadas" e efetivamente "confiáveis".
Qüalidade não é senão o padrão confiável que se pretende ao produto ou serviço.
Essa dona "Qualidade" que floreio, precisa ser comunicada, entendida e aplicada, senão ela, na calidez da omissão, vira "calidade", inerente a algo que não se transforma nem evolui. Que não esgota a energia dispendida em movimentos possíveis, de forma pendular, como seria possível redefinir o "moto-contínuo" satisfatório, em não controlados e não verificados.
Qüalidade é assegurar empregar todos os meios possíveis, sozinhos ou combinados, que possam transmitir a exata adeqüação ao que se produz ou consome.
Isso é a tal da logística.
Mas a logística é ciência que quem domina é o cliente, então, o que temos que aprender a fazer é o serviço de transporte dentro da logísitica do cliente. E a Qüalidade é que garante que EDI's, ERP's, wireless, códigos de barra sirvam aos propósitos projetados, mesmo que em fase de transporte do produto.
Pelo blogue da Transuno, gostaria que buscássemos partilhar nossos projetos e consolidar a energia dispendida para criá-los (ainda que em "benchmarking"*)

Bem, com nossa competência nesses 21 anos e quase 90.000 processos de exportação e importação, aéreos, marítimos e rodoviários, temos uma história de muito sucesso para contar. Casos e mais casos, inclusive os engraçados, e, ainda bem, poucos nada engraçados. Mas na rotina, administramos processos exitosos, dia a dia.

Estar preparado para as contingências de um processo de transporte internacional exige do cliente organizado a seleção de parceiros tão organizados qüanto eles, no mínimo.

Se considerarmos transporte parte do produto, fatores diferenciados incidem especificamente no transporte como fatores físicos ou químicos incidem em processos distintos de produção, que dão a um produto uma terceira característica básica transformativa, que é a transportabilidade.
É, você pode nunca ter pensado em transporte como um processo transformativo de qüalquer produto. Mas nós, qüando clientes, somos criteriosos assim... Entender a linguagem do cliente facilita muito a comunicação. e o blogue quer pretender isso também, das formas mais criativas que cada um puder contribuir.
Toma ai uma caixinha de sugestões que é melhor que as de acrílico transparente!

Claudiano
27Mar**07


Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.

O benchmarking é visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.

É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante a coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Ele obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizado. Ele exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro.

A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, “copiar” modelos de outras empresas significa “economizar” tempo e trabalho.

Por definição, as “cópias” nunca serão iguais. Sempre haverá ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a “evolução” da idéia original.(Fonte:Wikipédia)

Nenhum comentário: